Rocinha

History

Descrição

A Rocinha é um bairro localizado na cidade do Rio de Janeiro. Destaca-se por ser uma das maiores favela do país, contando com cerca de 56 mil habitantes. Com o intuito de regular o seu crescimento desordenado, a prefeitura da cidade implantou em 2001 um projecto urbanístico, designado Eco-limites, que delimitou a zona onde é permitida a construção com estacas de ferro unidas por cabos. Atualmente a Rocinha continua com forte crescimento devido ao forte influxo de migrantes de outros estados, tradicionalmente das Regiões Nordeste e Norte do Brasil mas cada vez mais do interior do estado um exemplo desses estados é o Ceará .

Atualmente conta com um grande aparato comercial instalado na própria favela, como redes de Fast-food, Lan Houses, bancos e empresas que levam os turistas para um tour pela favela.

A favela, que atualmente possui status de bairro, está localizada entre os bairros da Gávea e São Conrado que fica perto do shopping , dois dos bairros com IPTU mais alto do Rio de Janeiro. A proximidade entre as residências de classe alta desses dois bairros com a Rocinha cria um profundo contraste urbano na paisagem da região.

Vale destacar o Largo do Boiadeiro, feira dominical com produtos Nordestinos na beira do asfalto e a bem sucedida ação do banco popular que empresta dinheiro de ONGs em baixas quantias (até mil reais) a pequenos comerciantes e ambulantes, com uma baixíssima taxa de inadimplência.

A comunidade também conta com 4 linhas de ônibus, cooperativas de vans, serviços de moto-táxi, um posto de saúde, uma agência dos correios, duas agencias bancárias, serviços de internet, TV a cabo, rádios comunitárias, uma casa de show, três escolas públicas e várias creches comunitárias.

Participação de Projetos

  • PCU Rio de Janeiro

Population 56000

Comments:

New comment
View on map

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?