Morro do Salgueiro

History

Descrição

O Morro do Salgueiro é uma favela localizada no bairro da Tijuca, muito conhecida por ser o berço de uma das principais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro, os Acadêmicos do Salgueiro.

A localidade do Salgueiro, assim como outras favelas da Tijuca, integrava uma plantação de café até o final do século XIX, se mostrando uma das comunidades pioneiras em ocupação.

A partir do começo do século XX ocorreu o povoamento dessa região por conta de ex-escravos e imigrantes nordestinos.

Só em meados da década de 1920 que a comunidade recebeu seu nome atual, com a chegada do comerciante português Domingos Alves Salgueiro, possuidor de alguns barracos na encosta, que acabou virando referência para os visitantes.

Em 1934, os 7000 moradores da comunidade utilizaram principalmente a escola de samba Azul-e-Branco, como instrumento político para ganhar na justiça uma ação que previa a remoção da favela. Antenor Gargalhada, presidente da escola de samba, que mais tarde iria se fundir à Depois eu Digo, atuou como um dos primeiros líderes comunitários que se têm notícia na cidade, e sua escola, como uma verdadeira associação de moradores.

Sua ocupação se acelerou a partir da década de 1940 com a chegada de gente dos mais diversos estados e do interior do estado, contribuindo com a formação de uma das grandes favelas da Zona Norte da capital fluminense.

Participação de Projetos

  • PCU Rio de Janeiro

Population -

Comments:

New comment
View on map
Project Maps

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?