Morro do Borel

History

Localização

O Morro do Borel está localizada na região administrativa VII Tijuca.

Acesso

O acesso ao Morro do Borel se dá via a Rua Conde de Bonfim. A estação de metrô mais perto é Saëns Peña. Na comunidade não há linhas de ônibus. Há vans que sobem a um preço de R$ 2,00 e mototaxis há um preço de R$ 1,00.

Descrição

Favela localizada no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A ocupação desta favela teve inicio em 1921,centenário da Independência do Brasil quando ocorreu a remoção dos Morros do Castelo e de Santo Antonio.

Em 31 de dezembro de 1931, foi fundada a terceira Escola de Samba do Rio de Janeiro o GRES Unidos da Tijuca, no Morro do Borel, antes da organização formal a comunidade organiza a escola informalmente na Comunidade da Casa Branca.

O nome do morro deriva de "Irmãos Borel", dois irmãos franceses,cujo nome da família é Boreu Meuron que tinham uma fábrica de cigarros no local, praticamente em frente à fábrica de cigarros Souza Cruz (hoje Reynolds) a qual comprou a fábrica dos irmãos franceses, fábrica essa onde muitos moradores trabalhavam.

Em abril de 1954 foi fundada a União dos Trabalhadores Favelados - UTF - que, posteriormente se constituiria na União de Moradores do Morro do Borel - UMB - Em 2002 passa para Associação Comunitária dos Moradores do Morro do Borel - ACMAB -

Em 1991 a população estimada pelo IBGE foi de 7.121 habitantes, distribuídos em 1.774 domicílios.

Desde 2010 conta com uma UPP.

Participação de Projetos

  • PCU Rio de Janeiro

Population 12000

Comments:

New comment
View on map

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?