União de Vila Nova

History

O Bairro de União de Vila Nova está no Distrito de São Miguel Paulista, no extremo sul da Zona Leste de São Paulo, entre os Rios Jacú e Cruzeiro. Nasce no fim dos anos 80 como forma de ocupação irregular da várzea do Rio Tietê. A única forma de acesso ao Bairro era sobre uma linha férrea, a qual era o limite das cidades, São Paulo e Guarulhos.

A comunidade encontra-se fechado por barreiras arquitetônicas como a Rodovia Airton Senna e a linha de trem da CPTM ou ambientais como o córrego do Jacuí. A única opção de entrada e saída para os pedestres é a passagem subterrânea. Sendo desprovido de serviços e opções de trabalho, o bairro é caracterizado como bairro dormitório, desta forma os moradores trabalham em outros locais da cidade, inclusive na região central, obrigando os mesmos a investirem cerca de 5 horas do dia no transporte entre o local de trabalho e a residência. A situação é tão precária que o atendimento em transporte pública acontece apenas com duas linhas, uma até o metrô Itaquera e a segunda até o Parque Dom Pedro II.

O local oferece um Parque Linear, que é utilizado como espaço de lazer e de práticas esportivas pelos moradores, pequenas praças que são cuidadas pelos próprios moradores que residem no entorno. Na área da saúde, o bairro conta com dois postos de saúde e um NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. No aspecto educacional, o bairro é composto por escolas da rede pública estadual é municipal, totalizando 14 escolas.

Referência:

Documento elaborado pelo Centro Social Marsita Irmão Justino

Population -

Comments:

New comment
View on map

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?