Brasilândia (distrito)

History

Perfil e localização

Brasilândia é um distrito situado na Zona Noroeste de São Paulo, com área de 21 km²[1]. A população está estimada em 264.918 habitantes (2010)[2]. O tipo de moradia predominante é favela e COHAB.

Faz divisa com os distritos de Cachoeirinha, Freguesia do Ó, Jaraguá e Pirituba e com o município de Caieras.

Principais bairros

Seus principais bairros são: Brasilândia, Jardim Guarani, Vila Penteado, Jardim Paulistano, Jardim Elisa Maria.

Geografia

Praticamente metade do distrito é área de preservação, já que é coberta pelo Parque Estadual da Serra da Cantareira.

Administração política

O distrito de Brasilândia pertence à subprefeitura Freguesia/Brasilândia.

Histórico

O distrito da Brasilândia tem origem no desmembramento de lotes existentes no início do século XX. Na década de 1930 sítios e chácaras de cana de açúcar foram convertidos em lotes residenciais. Nas décadas de 1950 e 1960 o local passou a receber um fluxo intenso de migrantes do nordeste do país além de famílias vindas do interior. Habitantes da própria cidade também se mudaram para o distrito buscando alugueis mais em conta.

O registro do primeiro loteamento em Brasilândia, a cargo da Companhia Líder, aconteceu em 24 de janeiro de 1947. Através da sanção do Projeto de Lei número 11.342, de 10 de novembro de 1992, o então prefeito Paulo Maluf decretou a data como o “Dia da Brasilândia".

Mobilidade

O distrito é cortado por cinco principais vias de acesso: Avenida Deputado Cantídio Sampaio (acesso do Rodoanel Mário Covas), Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Avenida João Paulo I, Avenida Inajar de Souza e Avenida Itaberaba.

O terminal de ônibus próximo da Brasilândia é o Vila Nova Cachoeirinha. De lá tem partem ônibus para os bairros. Pelo distrito também passam linhas dos bairro que vão para o centro, como Sé e Praça do Correio. A estação de metrô mais próxima é a Santana, de lá saem ônibus para os bairros passando pelas vias principais e também para o terminal Cachoeirinha.

A distância entre o distrito e a Sé (marco zero) é de quase 35 km. Utilizando o transporte público, em bom fluxo, os usuários levam cerca de 50 minutos para realizar o trajeto.

Referências

Population 264918

Comments:

New comment
View on map

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?