Capão Redondo (distrito)

History

Perfil e localização

Capão Redondo é um distrito localizado na região sudoeste da cidade de São Paulo, no Brasil. Possui uma área de 13,6 km²[1] e a população está estimada em 268.729 habitantes (2010)[2], que vivem em bairros e favelas.

Localiza-se a cerca de dezoito quilômetros do marco zero da cidade. Faz divisa com os distritos de Campo Limpo, Jardim São Luís e Jardim Ângela e com os municípios Itapecerica da Serra e Embu.

Principais bairros

Seus principais bairros[3] são: Jardim Albano, Parque Fernanda, Favela dos Beirais, Parque Aliança, Capão Redondo, Jardim Macedônia. Conheça todos os bairros do distrito aqui.

Geografia

O Capão Redondo é delimitado pela Represa Guarapiranga. A região era originalmente coberta por Mata Atlântica. Hoje está completamente coberto por favelas. Seguindo pela Estrada de Itapecerica, chega-se numa área bastante verde. No coração do distrito há o Parque Santo Dias.

Administração política

O distrito Capão Redondo pertence à subprefeitura de Campo Limpo.

Histórico

O bairro teve inicio nas imediações da Represa Guarapiranga, onde moradores do centro da capital paulista acampavam, caçavam e pescavam na segunda década do século XX. A primeira ocupação do Capão Redondo aconteceu nas imediações do Parque Santo Dias. A partir de 1915 foi construído um grande complexo de represas que existiu até os anos 1960.

Plantações de batatas e tomates e olarias começaram a surgir entre as décadas de 1930 e 1950. Data de 1968 os primeiros os loteamentos e a chegada da energia elétrica. Em 1977 as primeiras ruas foram asfaltadas. Em 2001 um Decreto Municipal é baixado instituindo 30 de abril como Dia do Capão Redondo.

Mobilidade

As principais vias de acesso do distrito são Estrada Armando Sales (acesso do Rodoanel Mário Covas), Estrada de Itapecerica (corta o bairro de ponta a ponta e dá acesso a Marginal Pinheiros), Avenida Carlos Lacerda, Estrada de Constantinopla e Avenida Carlos Caldeira Filho (onde se localiza a estação de Metrô).

A estação local é a Capão Redondo, Metro Linha 5 - Lilás (Conexão EMTU). A mesma é integrada com um Terminal Metropolitano com linhas sentido os municípios de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. O distrito também possui o Terminal de ônibus Capelinha.

A distância entre Capão Redondo e o marco zero é 18 km. Para realizar o trajeto o usuário leva em média uma hora e 30 minutos.

Referências

Population 268729

Comments:

New comment
View on map

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?