Comunidade do Batan

History

A comunidade do Batan fica em Realengo e é considerada a porta de entrada para a Grande Zona Oeste no Rio de Janeiro. A comunidade conta com uma UPP - Unidade de Polícia Pacificadora desde o dia 18 de Fevereiro de 2009. Foi a 3° UPP que foi instalada no Rio de Janeiro.

Origem do nome

O nome Batan é derivado do nome da árvore de ubatan, que era bastante comum na época e que hoje em dia não existe mais na região.

História

Segundo relatos de moradores antigos, em meados dos anos 50 o Batan era uma grande fazenda, onde havia criação de gado em uma vasta área de vegetação típica. Nos anos seguintes, a população foi ocupando a região que em pouco tempo se tornou um grande sub-bairro, porém a época ainda muito carente em termos de urbanização e saneamento básico. Em meados dos anos 70 e 80, houve um crescimento acelerado na população do Batan, com pessoas vindo de vários lugares e se instalando ali. Hoje, a grande maioria dos habitantes são oriundos da região Nordeste. (FONTE)

Acesso

Tem várias linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Brasil e passam no Morro do Batan. Para a Estação de Trem de Realengo é uma caminhada de 30 minutos.

Population 52000

Comments:

New comment
View on map

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?