Aldeias Infantis SOS - Igarassu

History

Nos anos de 1949, surge em Imst, Áustria, idealizado pelo educador Hermann Gmeiner o Projeto Aldeias Infantis, com a convicção de que cada criança pertence a uma família e deve viver em uma comunidade. Surge então, a iniciativa de propiciar às crianças órfãs de guerra o direito ao atendimento individual-personalizado, onde prevaleça o carinho, respeito e o direito de viver em um ambiente seguro e acolhedor.

Ao logo dos seus 43 anos de trabalho no Brasil, conta com 28 Programas e com atendimento de mais de 10.000 crianças, adolescentes e jovens na garantia, promoção e defesa integral de seus direitos. Atualmente a unidade de Igarassu atua em duas áreas: Acolhimento Institucional na modalidade de Casa-Lar e Fortalecimento Familiar e Comunitário. No acolhimento, 126 crianças e adolescentes encontram-se acolhido/as. No fortalecimento, 350 crianças participam diariamente de atividades promovidas por um centro social e dois centros comunitários atuando com 04 componentes: Criança, Mulher, Família e Comunidade.

A centralidade do trabalho da organização está no desenvolvimento da criança e do adolescente até que chegue a ser uma pessoa autônoma e bem integrada na sociedade. Acreditamos que um ambiente familiar protetor é o lugar ideal para o pleno desenvolvimento desse potencial. Também reconhecemos a importância do papel da criança e do adolescente no seu próprio desenvolvimento, assim como o de sua família, comunidade cooperando com os diversos atores para dar a resposta mais adequada à situação daquelas crianças, adolescentes privados do cuidado parental e/ou que estão em risco de perdê-lo.

Com o desenvolvimento de nossas ações a organização vem acumulando ao longo destes 06 anos de atuação algumas premiações:

Melhor Programa de atenção Infantil da Cidade de Juiz de Fora Minas Gerais (2001); Empresa que Educa. SENAC (1999/2000); Selo Organização Parceira (2006); Centro Voluntariado de São Paulo (2006); Prêmio êxito: Melhor assistência à criança e a adolescência (Município de Lauro de Freitas- São Paulo 1999, 2000, 2001); Comenda Vila do Príncipe - Outorgado pela Câmara Municipal de Caicó pelos relevantes serviços prestados à cidade de Caicó. (Decreto legislativo nº 048/04 de 23 de Julho de 2004); Direitos Humanos: Na categoria direito da Criança e do Adolescente pela secretaria Especial dos direitos Humanos da Presidência da República.

Uma de nossos maiores desafios diz respeito à co-participação das famílias no processo de fortalecimento e desenvolvimento integral das crianças. Para isto, articulamos nossa ação com diversos atores, organizações comunitárias, associações, rede sócio-assistenciais, movimentos populares entre outros, por reconhecer que nossa atuação deve se desenvolver numa rede de apoio e colaboração para o enfrentamento das causas que levam a fragilização dos vínculos familiares.

  • received investment from Alcoa (Igarassu)

Comments:

New comment
View on map
(81) 3543-3898 ou (81) 3543-1882
igarassu.pe@aldeiasinfantis.org.br
Rua Santina Gomes de Andrade, 30 Centro - Igarassú - PE CEP: 53610-270 Fax: (81) 3543-1882 Site[ Aldeias infantis SOS Brasil](http://www.aldeiasinfantis.org.br/conheca/onde-estamos/Igarassu/Pages/default.aspx "Aldeias Infantis SOS Brasil")

Operation Field

Audience

  • crianças
  • adolescentes
Project Maps

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?