Instituto Sou da Paz

History

Localização

O Instituto Sou da Paz está localizado no distrito Pinheiros da Subprefeitura Pinheiros da cidade de São Paulo-SP.

Temática/Objetivo de atuação

O objetivo do Sou da Paz é influenciar a atuação do poder público e de toda a sociedade frente à violência. Para isso, foca seu trabalho em quatro grandes áreas: Adolescência e Juventude, Controle de Armas, Gestão Local da Segurança Pública e Polícia.

Serviços/atividades oferecidas

  • Desenvolve projetos inovadores nos locais e com os públicos mais afetados pela violência buscando alternativas eficazes para a solução dos problemas;
  • Mobiliza a sociedade para que cobre o poder público por resultados;
  • Monitora e busca influenciar políticas públicas e leis importantes sobre os temas ligados à segurança pública e prevenção da violência;
  • Assessora governos na elaboração e implementação de políticas voltadas à prevenção da violência e à promoção da segurança pública;
  • Participa do debate público nos temas com os quais trabalha.

Os projetos acontecem principalmente na região metropolitana de São Paulo, e os trabalhos de assessoria e mobilização têm abrangência nacional e global.

Abordagem com Jovens

Os projetos do Instituto Sou da Paz na área de Adolescência e Juventude pretendem ampliar o repertório dos adolescentes e jovens, para que desenvolvam outras maneiras de resolver os conflitos e conquistar seus direitos: pela mobilização, pelo diálogo e pelo associativismo. Além disso, buscam estimular o protagonismo juvenil e a formação de lideranças positivas que se engajem na transformação de suas comunidades.

Financiamento

Histórico

A partir da década de 80, o país enfrentou uma das piores escaladas de violência, que se agravou durante a década seguinte. Um estudo da ONU realizado em 1996 apontava o Brasil como o país onde mais se matava por armas de fogo em todo o mundo e, pela primeira vez, a violência superava o desemprego como a principal preocupação dos paulistanos. Um grupo de estudantes da Faculdade de Direito da USP, atento à proliferação das armas de fogo - que comprovadamente contribuía para a gravidade da situação - decidiu lançar uma campanha que chamasse a atenção para esse problema. Assim, em 11 de agosto de 1997, foi lançado o primeiro movimento nacional de combate à violência com armas de fogo e pela valorização da vida: a “Campanha dos Estudantes Sou da Paz pelo Desarmamento". A Campanha Sou da Paz contou com o apoio de organizações da sociedade civil (OAB, ILANUD, Comissão de Justiça e Paz, entre outros) e personalidades dos meios jornalístico, publicitário, artístico e esportivo. A Campanha se dividiu em duas frentes: promover a conscientização da população, com uma campanha de mídia de alcance nacional além de palestras e debates, e ao mesmo tempo fazer uma campanha de desarmamento voluntário – a primeira do país.

Em poucos meses foram entregues mais de 3.500 armas na cidade de São Paulo. Estas armas foram, pela primeira vez na história do Brasil, destruídas publicamente. Por causa da Campanha e do destaque que ela obteve, o Congresso começou a propor medidas concretas de restrição ao uso de armas. Veja aqui o vídeo e os materiais da Campanha.

Assim, a Campanha colocou o problema das armas de fogo, antes invisível, no topo da agenda nacional. O sucesso dessa ação, aliado à percepção de que a violência exige ações em muitos âmbitos, levou à criação, em 1999, de uma ONG, o Instituto Sou da Paz.

Comunicação

Participação e Parcerias

Apoiadores

Participe

  1. CONTRIBUIR

    • Doações e Sócio-Contribuinte

    A sua contribuição é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. Clique aqui e saiba como contribuir.

    • Empresas

    Sua empresa também pode contribuir! Clique aqui e saiba como

  2. SER UM VOLUNTÁRIO

    O Instituto Sou da Paz precisa de pessoas dispostas a atuar voluntariamente. Saiba mais aqui e veja como participar.

  3. DIVULGAR ESTA IDEIA

    Clique aqui, baixe emoticons para seu msn e publique banners do Sou da Paz no seu blog ou site!

  4. LOJA

    Compre aqui os produtos do Sou da Paz!

Referências

Comments:

New comment
View on map
Rua Luis Murat, 260, Vila Madalena, CEP: 05436-050, São Paulo/SP
Tel/Fax: (11) 3812-1333

Operation Field

Audience

  • crianças (7-12)
  • adolescentes (13-17)
  • jovens (18-25)
  • adultos (26-59)
  • moradores

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?