Educação para São Paulo: uma cidade sustentável

History

O que é

“Educação para São Paulo, uma cidade sustentável” é um projeto que tem como objetivo produzir conhecimento para a formulação de diretrizes educacionais a partir dos princípios das sociedades sustentáveis.

Objetivo

A ideia é produzir, aprofundar e sistematizar conceitos, disseminar conhecimento e ampliar o debate público sobre uma educação que contemple as diferentes dimensões da vida sustentável: ambiental, social, cultural, econômica, ética e estética.

Linhas de Ação

O projeto se organiza em três linhas de ação – formulação, mobilização e disseminação. A formulação engloba as ações de prospecção de informações e reflexão visando a produção de conhecimento sobre educação para a sustentabilidade. A mobilização procura engajar a população no debate público sobre educação. A disseminação, por meio de ações de comunicação, tem como objetivo promover a circulação do conhecimento produzido, facilitando as conexões de ideias, indivíduos e instituições.

Ação no Território

Para que a educação pública de fato ocupe a pauta cotidiana de todos e cada um e mobilize para a ação, é necessário envolver e dar voz às famílias, aos alunos – crianças, adolescentes e jovens –, profissionais da educação e lideranças comunitárias para que possamos compreender melhor os contextos e territórios e ampliar a concepção sobre qual educação é necessária para enfrentarmos os desafios dos novos tempos. Para isso, é fundamental olharmos para o território e pensarmos educação de acordo com as potencias do território.

O Projeto Educação para São Paulo, uma cidade sustentável escolheu o território de São Miguel Paulista e entorno para experimentar esse jeito de pensar educação, do local para o global, utilizando as seguintes estratégias:

  • Mapeamentos dos equipamentos e iniciativas educativas;
  • Coleta de informações com lideranças locais e profissionais da região para subsidiar a formulação das diretrizes;
  • Comunicação comunitária para mobilizar as famílias, adolescentes e jovens alunos das escolas públicas.

Portal

Conheça o portal do projeto: Educar na Cidade

Parceiros

Comments:

New comment
Organizations  (427)
Communities  (7)
Resources  (174)

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?