Mapa de oportunidades do Programa Aldeias Infantis SOS Brasil - PE

History

Sobre a proposta

O Projeto Mapa de Oportunidades é um projeto piloto do mapeamento das oportunidades existentes no Município de Igarassu, um dos municípios que compõe o território de atuação do programa no estado de Pernambuco. A organização Aldeias Infantis trabalha com o conceito de “território de possibilidades”, onde compreendemos o espaço geográfico, onde se configura através de relações sociais uma esfera de potencialidades locais políticas, culturais e econômicas, emanando interesses baseados na coletividade. (Metodologia do Enfoque Integral).

Objetivo geral

Construir um mapa de oportunidades através do software de mapeamento colaborativo Mootiro Maps visando à construção de cenários que permitam maior análise da realidade local e com isso desenhar a construção das ações e articulações tanto a nível pedagógico como no do controle social, articulação de redes e captação de recursos.

Objetivos específicos

  • Desenvolver ações e atividades com foco nas necessidades locais a partir de um tema gerador;
  • Fornecer um material atualizado que permita os atores conhecerem sua realidade e assim provocar/problematizar o contexto;
  • Disponibilizar para os atores locais um mapa atualizado da rede, potencializando assim sua articulação, mobilização e desenvolvimento;
  • Compartilhar uma ferramenta de coleta de dados para empresas locais que desenvolvam projetos de desenvolvimento local fomentando a responsabilidade social.

Passo a passo

1° Passo: A construção do projeto parte da identificação de potencialidades e recursos existentes na comunidade. Para isso usamos o levantamento da rede sócio assistencial, patrimônio cultural, rede de ensino e saúde, cruzando com organizações que oferecem serviços para crianças de adolescentes e ainda um levantamento das empresas locais, que são parcerias potenciais.

2° Passo: Organizou-se um documento de sistematização das informações numa planilha de importação de informações para o mapa da plataforma Mootiro. Estes dados passaram por uma pesquisa e qualificação mínima que permita ainda envolver a comunidade para colaborar com o desenvolvimento da proposta.

3° Passo: Desenvolve-se um ciclo de oficinas com objetivo de formar mapeadores e jovens que sejam capazes de replicar e apoiar no desenvolvimento do mapeamento com crianças do serviço de fortalecimento e da comunidade.

4° Passo: Envolver a comunidade no projeto, através de uma escuta das crianças, adolescentes, jovens. Líderes comunitários, mulheres, famílias e empresários. Este diálogo e escuta vai gerar um tema gerador para trabalhos e intervenções, assim como projetos e ações de controle social na comunidade.

Metodologia do projeto

O Projeto Mapa de Oportunidades acredita que os espaços de aprendizagem que tem como prática pedagógica o “aprender a pensar, partilhar e vivenciar”, possibilitam o crescimento da consciência, por estimular a participação e cooperação dos indivíduos, levando-os assim a superação do individualismo e da competição. O contato com ferramentas colaborativas, ajudam a desenvolver o espírito cooperativo, apoiando a inserindo a sociedade numa outra lógica cultural, onde a abundância de informações e possibilidades partem de um olhar mais global sobre a estrutura social, organizada em rede.

Neste sentido, a metodologia aplicada para o desenvolvimento das ações com famílias utiliza como eixo um conjunto de ações, práticas e atitudes sinérgicas, baseadas nas diretrizes da Metodologia de Enfoque Integral (MEI).

Os propósitos educativos pontuados pela MEI buscam uma prática educativa onde permeie a multidimensionalidade, a participação cidadã e democrática e a visão holística que serão aplicados utilizando uma série de dispositivos que facilitam a construção de conhecimentos, a produção coletiva e a mensuração dos resultados alcançados.

Os dispositivos pedagógicos são ferramentas de ensino que auxiliam em todo o trabalho de reflexão e discussão sobre as condições de vida familiar e comunitária, pois eles permitem a construção criativa de propostas de intervenção e transformação, proporcionando uma aprendizagem participativa, lúdica, holística e crítica.

Como participar

O projeto está sendo desenvolvido às sextas feiras no Centro social de Igarassu, com adolescentes em medida de proteção na sala Conexão Comunitária.

Saiba mais: Blog do Mootiro

Conheça a Aldeias Infantis

Aldeias Infantis SOS é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário.

Saiba mais:

Site Institucional da Aldeias Infantis

Comments:

New comment
Organizations  (221)
Communities  (10)
Needs  (25)
Resources  (19)
T&A

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?