Heliópolis Bairro Educador

History

Descrição

Bairro Educador é aquele que prioriza a educação como eixo condutor e organizador da comunidade. Heliópolis é uma comunidade que busca ser um Bairro Educador, sendo um dos principais objetivos a aproximação com as escolas públicas.

A comunidade já realizou parcerias e investimentos melhorando a educação e aumentando os espaços educativos na comunidade e o acesso dos moradores a oportunidades de educação formal e não formal. Mas, segundo relatos de lideranças comunitárias, há um distanciamento das escolas, seus professores e diretores com a vida na comunidade. Isso dificulta a possibilidade dos trabalhos comunitários e escolares fortalecerem-se mutuamente.

Um pouco da história de Heliópolis - Bairro Educador

Na década de 70, a comunidade de Heliópolis uniu-se em três grupos de moradores na tentativa de melhorar a qualidade de vida e moradia, constituindo as primeiras lideranças do local. Como resultado deste processo, houve o surgimento da associação de moradores UNAS para promover o desenvolvimento da comunidade.

Dentre as causas escolhidas pelo grupo, a comunidade optou por tornar-se um bairro educador – o que acabou sendo o ponto de maior incidência das ações da UNAS. Desde então conseguiram apoios e conquistaram alguns de seus objetivos, implantando diversos benefícios como:

  • projetos sócio-educacionais CEIs e CCAs;
  • um pólo educacional - Centro de Convivência e Educativa de Heliópolis, onde possuem um Centro Cultural, ETEC, Escola Municipal, EMEI e EMEF, todos dentro da comunidade);
  • ampliações em parcerias com o poder público;
  • meios de comunicação comunitária, como site, blog, rádio comunitária, além do jornal Heliópolis.

MootiroMaps em Heliópolis

Com o objetivo de conhecer como um software de mapeamento colaborativo, o MootiroMaps, pode ser uma ferramenta propícia pode potencializar a relação entre escola e comunidade - uma das principais metas de um Bairro Educador - o Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor - IT3S, passou a atuar junto a comunidade de Heliópolis e seus atores locais.

O IT3S desenvolve duas principais ações que devem nos trazer aprendizagens significativas sobre as relações entre a escola e a comunidade. Além de participar do Movimento “Verdejando Heliópolis” (clique aqui para conhecer mais sobre o projeto), o Instituto vai apoiar a realização de pesquisas de opinião nas escolas e organizações comunitárias e a elaboração colaborativa de um plano de ação. A intenção é investigar as relações existentes e contribuir para a promoção de intercâmbios entre educadores populares, professores e lideranças comunitárias.

Investigação local

Apesar de todo o esforço para que Heliópolis efetive-se cada vez mais como um bairro educador, depoimentos de lideranças comunitárias dão conta de que a comunicação e a interação entre as escolas e a comunidade precisam ser ampliadas e fortalecidas. Antes, porém, é importante reconhecer de que modo e em que níveis acontece essa relação. Para tanto, e a fim de se encontrar estratégias que contribuam para a melhoria dessa questão, será realizada uma pesquisa nas escolas e junto às lideranças comunitárias. A ação será apoiada e documentada com uso do MootiroMaps.

O levantamento será realizado por professores, educadores e alunos dos Centros de Criança e do Adolescente (CCAs). Serão levantados dados referentes à:

  • infra-estrutura;
  • equipamentos;
  • capacidade;
  • funcionamento;
  • programas existentes nas escolas.

Todas as ações e os resultados das pesquisas serão disponibilizados no MootiroMaps.

Controle social

Paralelamente ao levantamento de dados durante as visitas há o objetivo de contribuir para que os alunos e a comunidade aprendam a utilizar a Lei de Acesso à Informação para consultar dados oficiais do censo escolar e investimento público na educação. Os coordenadores da UNAS aprenderão a publicizar dados e contratos de convênios sobre creches e centros de educação infantil em administração da UNAS. Com isso, será apoiado o controle social e a participação da comunidade na vida escolar.

Os resultados dessas pesquisas serão discutidos em um fórum comunitário do qual devem participar representantes de escolas, lideranças comunitárias e jovens. Espera-se que, por meio do fórum comunitário, sejam apresentadas propostas de ação a serem implementadas ao longo de 2013.

Comments:

New comment
Organizations  (59)
Communities  (1)

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?