Ação Família

History

Ampliar a autonomia e contribuir para a melhoria na qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social são diretrizes de atuação do Programa Ação Família São Miguel Paulista. Criado em 2006 e inspirado na ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa oferece atividades baseadas nos eixos: educação, saúde, habitabilidade e geração de trabalho e renda.

Com dois núcleos, CDC Tide Setubal e Galpão de Cultura e Cidadania, e com grupos em escolas públicas e unidades básicas de saúde da região, o trabalho visa melhorar a qualidade de vida dos inscritos e estimular a participação em espaços que reivindicam mudanças na comunidade.

Quinzenalmente, os participantes se encontram em reuniões socioeducativas nas quais discutem educação, saúde, convivência familiar, entre outros temas. Recebem informações e orientações e tem a chance de trocar experiências de vida. Outro espaço de acolhimento é a terapia comunitária onde questões da vida em família são compartilhadas e debatidas em grupo. A atividade acontece uma vez por mês.

As duas ações proporcionam mais diálogo e respeito na relação dentro da família; interesse maior em participar da vida escolar dos filhos; o cuidado com a saúde e a procura por orientações médicas em equipamentos públicos da região, muitas vezes desconhecidos de seus moradores, enfim o fortalecimento dos participantes para melhorar suas condições de vida.

Contribuir para o aumento da renda das famílias também é uma proposta para o empoderamento e a formação é um dos caminhos adotados para gerar oportunidades. Anualmente, o Ação Família estrutura programação de acordo com as necessidades da comunidade. A Unicsul é parceira nesse processo e já realizou cursos na área de construção civil, hidráulica e elétrica. O letramento também está em pauta, por meio de uma parceria com o SESI, que realiza aulas com o método do EJA (Educação para Jovens e Adultos). Cursos de culinária são oferecidos na Oficina Escola de Culinária do Jardim Lapenna, com a metolodologia do SESI.

Na área da saúde existem atividades pontuais realizadas por parceiros como a Santa Casa, com mutirões de orientação sobre hipertensão, diabetes, entre outros, e diagnósticos de saúde bucal com encaminhamento para atendimento de casos mais graves, como o trabalho realizado pela Unicsul.

Já os filhos das famílias inscritas no programa, com idade até 18 anos, contam com o convênio odontológico cedido pela Odontoprev, com atendimento gratuito na rede credenciada e orientações de saúde bucal para toda família.

A união de todas essas ações busca fortalecer cada participante para que possa transformar o seu cotidiano e também sua comunidade. Isso tem acontecido com o envolvimento de muitas mulheres do Ação Família no Fórum Permanente dos Movimentos do Jd. Lapenna, União de Vila Nova e Sítio Mirim e do Jardim São Vicente.

Comments:

New comment
View on map

Administrator

Maria Rita Escosteguy

lucia@ftas.org.br 99689-2767 guine@ftas.org.br 99689-5888 cecilia@ftas.org.br lucia@ftas.org.br Fone: Projeto (11) 97097-2392 Galpão de Cultura e Cidadania (11) 2956-0091

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?