Redes pelos Direitos da Criança e do Adolescente

History

Redes de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma ação que pretende mapear colaborativamente e dar visibilidade às articulações de organizações que atuam no campo da promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Trata-se de uma iniciativa livre, idealizada pelo Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor (IT3S), promovida por colaboradoras e colaboradores do MootiroMaps e profissionais do campo da infância interessadas e interessados em possibilitar uma visualização georeferenciada dos pontos de rede que atuam articuladamente a fim de potencializar suas lutas e/ou dar assistência a crianças e adolescentes.

O paradigma de rede, em suas concretizações, é tema pouco explorado. Há ainda muito a estudar e refletir como sua dinâmica se dá na prática e quais as especificidades do resultados construídos e conquistados a partir desse formato de atuação democrática de mobilização social. Deseja-se, assim, que este projeto facilite o reconhecimento das peculiaridades da articulação em rede.

Por que é importante para as redes serem mapeadas?

Com a inserção no MootiroMaps, as articulações podem ganhar mais visibilidade junto aos atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e à sociedade em geral. Ao mesmo tempo, as próprias redes conseguem visualizar o seu alcance e perceber em quais territórios estão atuando.

Localmente, as organizações identificam possibilidades de parceria com outras organizações que mobilizam e atuam para determinadas temáticas. A iniciativa em desenvolver ações conjuntas gera um entrelaçamento de redes, ou seja, novas experiências de atuação e um diálogo entre os temas.

O mapeamento das articulações facilita ainda que agências de cooperação destinem parte de seus investimentos ao apoio às iniciativas de redes, apoiando e contribuindo para o fomento desse modelo de trabalho do qual ainda se visualiza pouco a incidência.

Por que o mapeamento é importante para a garantia e promoção de direitos humanos de meninas e meninos?

Há uma diversidade de temas referente aos direitos de crianças e adolescentes que são o foco de trabalho das redes. A visualização desses panoramas de atuação e esforços contribui para que se perceba a existência de “buracos” na promoção de direitos, ou seja, direitos que não estão sendo debatidos e problematizados em esferas legislativas e executivas pela sociedade civil organizada. Por fim, a violação desses direitos de meninas e meninos cai na invisibilidade e não é elevado à prioridade de ação das organizações sociais e do poder público, que, por sua vez, não recebe pressão da sociedade civil para modificar a realidade posta.

O que estamos mapeando

Em uma ação piloto, estamos mapeando e cadastrando a Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, bem como suas organizações.

A intenção é possamos dar continuidade com as seguintes redes:

  • Rede ANDI Brasil
  • Rede Não Bata Eduque
  • Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária
  • FNPETI - Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil
  • Fórum DCA - Fórum Nacional Permanente de Entidades Não-Governamentais de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Quer contribuir?

Todo cidadão e cidadã que tem o interesse de fortalecer o trabalho das redes para a promoção de uma infância e adolescência dignas podem participar dessa ação. O mapeamento é colaborativo, ou seja, a plataforma está aberta para que sejam cadastradas e editadas organizações e redes.

Referências

Sobre redes: Cássio Martinho, Ilse Scherer-Warren, Ciça Lessa, Dalberto Adulis e Ricardo Wilson-Grau: Vida em Rede, realizado pelo Instituto C&A, setembro de 2011

Sobre Redes Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente: Vídeo feito no evento Redes em Conexão (pela Rede ANDI Brasi em parceria com o Instituto C&A). Ajuda a compreender a importância das ações articuladas pelas redes que estarão sendo mapeadas para a consolidação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Comments:

New comment
Organizations  (10)
Resources  (57)

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?