Prêmio Itaú-Unicef

History
type:  Metodologia

Apresentação

Desde 1995, por meio do Prêmio Itaú-Unicef, a Fundação Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec investem na mobilização de organizações da sociedade civil para ampliar e adensar ações voltadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

No decorrer de sua história, o Prêmio Itaú-Unicef tem contribuído para o fortalecimento e a visibilidade das organizações não-governamentais que desenvolvem projetos socioeducativos. As iniciativas premiadas sempre apresentaram um diferencial nas ações desenvolvidas, em especial pela articulação com a escola pública, tornando-se referência no debate sobre Educação Integral.

Histórico e temáticas

O Prêmio foi criado em um contexto de mudanças sociais significativas após a Constituição de 1988 e a Conferência de Jomtien (1990), na qual foi aprovada a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e ao longo dos anos tem acompanhado os desdobramentos de diferentes ações de mobilização em torno da melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes, como o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), entre outros.

Para isso, tem realizado diferentes mudanças a cada edição, colocando em prática metodologias inovadoras de avaliação e incluindo no escopo de sua proposta a construção de diálogo e sinergia entre gestores das políticas de educação e de assistência social. Trata-se de um grande processo de mobilização social, e os temas das suas edições evidenciam sua constante atualização:

  • 2001/2002 – O Direito de Aprender
  • 2003/2004 – Muitos Lugares para Aprender
  • 2005/2006 – Tecendo Redes
  • 2007/2008 – Todos pela Educação
  • 2009/2010 – Tempos e Espaços para Aprender
  • 2011/2012 - Experiências que Transformam

Metodologia

Cada edição do Prêmio Itaú-Unicef é composta por duas linhas de ação que se complementam. Nos anos ímpares, realizam-se a seleção e a premiação dos projetos inscritos, bem como a formação dos avaliadores. Nos anos pares, são executadas as ações de formação, com os educadores das organizações participantes do prêmio, de órgãos públicos e de diversos segmentos da sociedade envolvidos com a atenção à criança e ao adolescente.

Parceiros

Outras entidades que se engajaram na mobilização são: a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - Congemas e o Canal Futura.

Referências

    No relations provided yet

Comments:

New comment
View on map
Rua Minas Gerais, 228, São Paulo-SP CEP: 01244-010
(11) 2132-9000
cenpec@cenpec.org.br
Site: http://cenpec.org.br/premio-itau-unicef
Project Maps

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?