Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo para o Futuro

History
type:  Metodologia

Apresentação

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

A ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Histórico

A Olimpíada constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Cenpec, que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro. O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.

No ano de 2008, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, ampliando a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos: além do 5º e do 6º anos, foram incluídos os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os 2º e 3º anos do Ensino Médio. O programa foi incluído como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação e passou a ser denominado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Para mais informações sobre o histórico da iniciativa, clique aqui.

Metodologia

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias:

  • Poema no 5º e 6º anos EF;
  • Memórias no 7º e 8º anos EF;
  • Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM;
  • Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.

Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Regulamento

Para conhecer o conteúdo do regulamento da 3a. Edição da Olimpíada, clique aqui.

Parcerias

São parceiros na execução das ações: Todos pela Educação, Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Referências

    No relations provided yet

Comments:

New comment
View on map
Rua Minas Gerais, 228, São Paulo-SP - CEP: 01244-010
0800-7719310
cenpec@cenpec.org.br
Página: http://escrevendo.cenpec.org.br/
Project Maps

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?