Biblioteca Comunitária São Lucas

History
type:  Outros

O que é

A Biblioteca Comunitária São Lucas é um espaço cultural e comunitário, aberta a toda região da Cidade Ipava e adjacências. Tem aproximadamente 8 mil livros e funciona com voluntários, não havendo um contratado para gerir o local.

Localização

Está situada na Avenida Taquandava, 136, Cidade Ipava, São Paulo

História

A biblioteca comunitária foi inaugurada em 11 de agosto de 2002, Dia do Estudante, um esforço conjunto da comunidade católica São Lucas, a Paróquia Jesus Bom Pastor e moradores da região. A ideia surgiu depois de uma grande doação de mais de dois mil livros da Ação Comunitária do Brasil, que ofereceu também a capacitação inicial para organização do espaço e funcionamento. Embora esteja no espaço interno da comunidade religiosa, a biblioteca é um espaço laico em suas publicações, segundo os mantenedores da biblioteca. Tem grande diversidade de títulos, alguns, disponibilizados somente para pesquisa no local e outros para prazos de atá uma semana com direito a renovação.

Horário de funcionamento

Durante o segundo semestre de 2012 a biblioteca comunitária está passando por uma reorganização, como parte do trabalho de TCC de um grupo de alunos do curso de logística, da ETEC Vila do Sol. Reabrirá até o final do ano com novo visual.

Demanda

Quando funcionava em plena capacidade chegou a atender 80 pessoas por dia, a maioria estudantes em busca de material didático. Mas há também muita procura pelas obras literárias.

Serviços prestados

Além de disponibilizar os livros, os voluntários auxiliam os pesquisadores, de diferentes idades, que utilizando o espaço, a encontrarem variadas opções de conteúdo e autores; tiram dúvidas e orientam sobre os trabalhos. Quando há um computador em funcionamento e, com acesso a internet, utilizam para pesquisas mais recentes, o resultado é guardado impresso, em arquivo para outra pesquisa do mesmo tema.

O espaço, embora pequeno, já contribuiu para vários eventos, com diferentes atividades culturais de música, poesia, teatro. etc. Nestes anos recebeu muitas visitas, Tv Globo, TV Educativa, TV Arte, e muitos grupos de outras instituições. Foi também espaço de alguns projetos, dois deles em parceria com a Associação Beneficente Guainumbi e a ONG Conviver é Viver, o Projeto Um Lugar Melhor Para Viver, do Pólo de Desenvolvimento Regional Cidade Ipava/ Aracati, 1ª fase, participou com o Projeto Ecologia (2006) e, na 2ª fase, com o Projeto Maritaca (2007), o Projeto Esteira da Leitura contemplado pelo Programa VAI.

Cadastro

  • Documentos necessários: Rg, comprovante de residencia e uma contribuição anual, não obrigatória de R$ 2,00. Menores de 16 anos só podem fazer o cadastro acompanhados dos responsáveis.

Multa solidária:

Em caso de atraso na devolução dos livros, é solicitado uma contribuição solidária, não obrigatória, de 1 kg de alimento não perecível, que é entregue ao Grupo dos Vicentinos que atendem famílias em situação de vulnerabilidade no bairro.

Necessidades

  • Voluntários

Comments:

New comment
View on map
dionissilva@gmail.com

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?