Pacto Heliópolis Verde

History
type:  Outros

Por ocasião da contrução de sua nova sede, em 2009, o Instituto Baccarelli removeu 22 árvores do terreno cedido pela prefeitura de São Paulo para a obra. Por isso, de acordo com a portaria 009/SVMA – 2005 - que trata da compensação por desmatamento na cidade de São Paulo, a instituição deve plantar na região mais de 100 árvores de espécies nativas.

Considerando essa determinação e o seu compromisso com a comunidade em que está inserido, o Instituto Baccarelli se propõe a extrapolar seu dever legal e fazer desta ação de compensação ambiental o primeiro passo de uma longa caminhada, a ser realizada em parceria com a UNAS (União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco), Transition Towns Brasil, movimento internacional criado para inspirar, informar, formar redes e apoiar comunidades voltados ao desenvolvimento de comunidades sustenáveis e com baixo impacto ambiental, IT3S (Instituto de Fomento e Tecnologia ao Terceiro Setor) apoiando com o mapeamento local da comunidade e demais instituições e moradores da comunidade, visando a mobilização desses atores para pensar e colocar em prática soluções ambientais para Heliópolis.

Estrutura

O Pacto Heliópolis Verde é subdividido em três grupos de trabalho, a saber:

  • Plantação: Identificar locais para plantação; conseguir autorizações, mudas e demais materiais necessários; coordenar o planejamento e a execução de ações de plantio em Heliópolis.
  • Responsáveis: Manoel, Isa.

  • Formação: Capacitar educadores das escolas e projetos sociais para que promovam atividades sobre meio ambiente; realizar oficinas para crianças e jovens dessas instituições; fomentar e suprir de informações grupos de moradores que serão “guardiões” das áreas verdes ao redor de suas casas.

  • Responsáveis: Gerô, Frank, Arlete.

  • Mobilização: Criar peças e manter canais de comunicação; registrar as atividades; atender demandas por informação dos diversos públicos; realizar convites e convocatórias; planejar e executar ações para sensibilizar e mobilizar moradores e trabalhadores da comunidade para as ações do projeto.

  • Responsáveis: Cleide, Raquel.

Encontros

As reuniões acontecem em espaços diversos a toda primeira terça-feira do mês.

Atas dos últimos encontros

Comments:

New comment
View on map

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?